domingo, 21 de julho de 2013

Palatinus

O Lago Palatinus fica situado a cerca de 40 minutos de Budapeste. É um lago artificial, mas com água transparente, e uma das alternativas ao Balaton, o grande destino de férias húngaras. Este serve para dar uns mergulhos, apanhar sol, e matar um pouco um bichinho de um dia de praia. Fui lá este sábado, ficam algumas fotos.

















Mas o que se faz verdadeiramente no Lago Palatinus não é nadar, nem jogar à bola, nem apanhar sol. O que se faz no Lago Palatinus são dois simples passos na seguinte ordem:


Passo um - Comer um lángos
Se casássemos uma fartura com uma pizza provavelmente nasceria um lángos, prato típico não só do país mas das regiões circundantes. Trata-se de uma espécie de filhó salgada, coberta de natas frescas e queijo ralado. Podem levar ainda outros ingredientes como salsichas, alho, cebola, etc. Cada um deve ter umas 5000 calorias.



Passo dois- Comer um gelado
Já do lado de fora da praia (que é cercada por uma cancela, com entrada paga), fica uma loja de gelados, onde comi os melhores desde que cheguei à Hungria. De sabores variantes conforme a época e consistência cremosa, aconselha-se o de maçã, que ontem não havia. Três bolas, um euro e meio. Nada mal.
Gelado da esquerda, de cima para baixo: Arroz, lima e tarte de maçã (o terceiro sabor saiu trocado, deveria ter sido framboesa)
Gelado da direita: Tarte de maçã, framboesa e arroz.

Ao som de: Belle and Sebastian - I could be dreaming



Sem comentários:

Enviar um comentário